quinta-feira, 13 de julho de 2017

Convite Arte Postal - “CONHECER A GUERRA, DEFENDER A PAZ”
Convidam-se todos os interessados a participar no projecto de arte postal “Conhecer a Guerra, Defender a Paz” promovido em parceria pela Cooperativa Cultural Popular Barreirense, os Agrupamentos de Escolas de Casquilhos e Santo André, Barreiro, o Agrupamento de Escolas José Saramago, Palmela e a Câmara Municipal do Barreiro. 

Este Salão de Arte Postal alusivo ao tema “Conhecer a Guerra Defender a Paz” terá duas formas de realização, a saber:
Salão de Arte Postal Virtual/ Mail Art “GUERRA/ PAZ”/ 1 de Outubro a 31 de Dezembro 2017.
Salão de Arte Postal em suporte físico “GUERRA/PAZ”/ 1 de Outubro a 31 de Dezembro 2017. As obras que os autores expressamente autorizarem podem ser integradas numa apresentação virtual musicada por músicos participantes no projecto, a ser apresentada durante o Salão de Arte Postal. A autorização deve ser expressa pela palavra SIM no verso da obra.

Todos os que aderirem a este convite deverão respeitar as seguintes especificações: 
Tema: “Conhecer a Guerra, Defender a Paz”
§ Dimensão: postal 10 x 15 cm de preferência, podendo serem aceites outras dimensões também utilizadas em formato postal. 
§ Técnica: livre (pintura a acrílico, aguarela, guache, óleo, pastel, lápis de cor, colagens, fotografia…).
§ Sem júri, sem custos, sem devolução
Os participantes do Salão de Arte Postal Virtual/Mail Art, devem, até dia 30 de Setembro de 2017, colocar os seus projectos com a respectiva identificação directamente em:
As obras destinadas ao Salão de Arte Postal virtual serão apresentadas na página do Facebook do projecto “Conhecer a Guerra, Defender a Paz” e estarão expostas de 1 de Outubro de 2017 até 31 de Dezembro de 2017.
Quanto aos participantes do Salão de Arte Postal em suporte físico os seus projectos devem conter no verso: nome, endereço, nacionalidade e email e serem enviados, até 30 de Setembro de 2017 para:

“Conhecer a Guerra, Defender a Paz”
Cooperativa Cultural Popular Barreirense
Rua Miguel Bombarda, 64C
2830 - 330 Barreiro – Portugal

A exposição em suporte físico das obras enviadas pelo correio, será inaugurada no espaço expositivo da Cooperativa Cultural Popular Barreirense durante o mês de Outubro de 2017, seguindo-se uma itinerância pelas instalações dos restantes promotores até ao final do ano de 2017, serão também divulgadas nas páginas do Facebook das entidades parceiras. 
A organização reserva-se o direito de não exibir as obras com carácter ofensivo.
As obras recebidas integrarão o acervo do projecto “Conhecer a Guerra, Defender a Paz”.

PROJETO “CONHECER A GUERRA DEFENDER A PAZ” – 2015/2017
A guerra tem devastado a humanidade, empobrecido os povos, empenhado o desenvolvimento e o bem-estar das sociedades, disseminado  injustiças e sofrimentos, num vendaval contra natura.
No século XIX, o progresso das ideias faz surgir uma moderna ideia de paz, defendida e valorizada por intelectuais, políticos e pelos povos de uma maneira geral, contudo, até hoje, esta ideia tem sido sucessivamente comprometida.
No século XX assistimos às guerras mais devastadores que a humanidade sofreu: a primeira guerra mundial, a segunda guerra mundial, a da coreia, a do Vietname …
Neste mesmo século, para além da participação na primeira grande guerra, Portugal protagonizou durante treze anos uma guerra fratricida, numa tentativa de manter o seu império colonial.
Em pleno século XXI proliferam os conflitos armados em várias zonas do globo e surgem as chamadas novas guerras, associadas às novas tecnologias, e as, cada vez mais, perigosas consequências ambientais.
Hoje, mais do que nunca, importa conhecer as causas, as consequências, os protagonistas e os interesses que justificam o injustificável – a guerra. Só um conhecimento mais detalhado dos fenómenos de guerra nos permite desenvolver uma verdadeira cultura de paz, condição da própria humanidade.
É esta razão vital e urgente que constrói o Projecto“ Conhecer a Guerra Defender a Paz”.
Projecto de trabalho em rede, assente na parceria entre os Agrupamentos de Escolas do Concelho do Barreiro, a Câmara Municipal do Barreiro,o Centro de Formação das Escolas dos Concelhos de Barreiro e Moita, a Cooperativa Cultural Popular Barreirense e a RBE, Rede de Bibliotecas Escolares, terá a duração de dois anos e virá a agregar outros parceiros a nível local e nacional.
É um projecto concelhio, destinado às Escolas, à Comunidade Escolar e à Comunidade em geral, tem características multidisciplinares e intergeracionais, integra acções diversificadas no âmbito da história, filosofia, ciências sociais, literatura, música, cinema, teatro, artes plásticas, e outras.
Finalidades
Realizar uma ampla reflexão sobre a temática da Guerra.
Contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania pela Paz.
Promover uma cultura para a paz

Cooperativa Cultural Popular Barreirense
Agrupamento de Escolas de Casquilhos
Agrupamento de Escolas de Santo André
Agrupamento de Escolas José Saramago
Câmara Municipal do Barreiro